Acadêmicos de Jornalismo promovem Encontro Literário

Na última sexta-feira, dia 26, os acadêmicos do segundo período do Curso de Jornalismo, com o apoio da professora de Língua Portuguesa, Juceli Morello Lovatto, realizaram o I Encontro Literário. O evento, que contou com a participação de amigos, familiares e coordenação do curso  tem como objetivo aprimorar os conhecimentos da linguagem, colonização e cultura da grande Região Oeste de Santa Catarina.

Durante o semestre,  alguns dos principais nomes da literatura regional como o doutor em Literatura e professor, Valdir Prigol, a doutora em Antropologia Social e professora, Arlene Renk e o mestre em Comunicação Social e também professor, Dirceu Luiz Hermes, mereceram a atenção dos alunos, que estudaram suas obras. Esses autores foram representados no evento pelo professor Dirceu Hermes.

A discussão aconteceu na sala de aula e se baseou na obra desses autores, na  sua contextualização e na realidade regional. Os assuntos discutidos com Hermes foram o motivo para a publicação do livro, a influência da mídia sobre a sociedade, trajetória da imprensa em Chapecó, do não conformismo com jornalistas medíocres e monopolização dos veículos de comunicação.

O professor Dirceu falou também sobre o princípio das mídias comunitárias, onde uma questão se destaca em âmbito regional: “A mídia está trabalhando em prol da oligarquia política local ou de fato para a comunidade?”, Dentro desse contexto, a professora Juceli afirma a necessidade do jornalista se colocar no lugar de quem é citado por ele e não deve se limitar a reproduzir o que os outros já contaram, “O bom jornalista deve ter um “olhar além”.”, afirma ela.  Sobre como se tornar um bom jornalista, Hermes completa: “Ele não se conforma com o olhar do outro, ele vai buscar seu próprio olhar”.

O encontro recebeu elogios dos convidados e também dos acadêmicos: “Foi interessante para nós discutirmos a relação dos livros que lemos com o jornalismo”, afirma a acadêmica Lydiana Rossetti Orso. Há grande interesse do curso em manter este projeto e ampliá-lo para o ano que vem, abrindo maior participação para o público externo.

Professora Juceli Morello Lovatto, professor Dirceu Hermes e a coordenadora do curso, Mariângela Torrescassana

Acadêmicos e convidados no final do Encontro, ps: eu estou alí!

 

 

Anúncios

Um comentário a “Acadêmicos de Jornalismo promovem Encontro Literário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s